spot_img
terça-feira , 27 fevereiro 2024
WhatsApp: (84) 99902-9014
Página Inicial Cotidiano Tecnologia da UFRN melhora tratamento odontológico
Cotidiano

Tecnologia da UFRN melhora tratamento odontológico

Foto: AGIR/UFRN

O número de pessoas sem dentes no Brasil atingiu 14 milhões de pessoas no final da década passada. O dado está em uma Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2020 e emite um alerta, haja vista que, dentre outros fatores, em virtude dessa condição, essas pessoas precisam de atendimento específico para várias espécies de tratamento dentário, os quais utilizam técnicas como a do escaneamento intraoral.

Quando um paciente está totalmente sem dentes, as imagens geradas com essa ferramenta possuem usualmente alguma distorção na moldagem sobre implantes, por exemplo. Em determinadas situações, é até impossível que a “leitura” ocorra, isso porque o scanner lê melhor quando há a presença de dentes, pois eles funcionam como pontos de referência, a partir dos quais consegue ir localizando e sobrepondo as marcações. No caso de pacientes desdentados, as marcas anatômicas praticamente inexistem.

O escaneamento é uma etapa importante para diferentes tratamentos, como a confecção de próteses. Pensando nessas dificuldades, um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) se reuniu e, em 2019, finalizou a criação de uma tecnologia inovadora: o “dispositivo para escaneamento intraoral de implantes em arcos edêntulos”, que recebeu, no último dia 19, o patenteamento definitivo.

Adriana da Fonte Porto Carreiro, coordenadora da equipe, explica que o dispositivo é usado como uma espécie de guia. Com ele, o scanner consegue ler o arco sem fazer distorções de imagem. Assim, é gerado um modelo mais preciso para continuidade do tratamento do paciente, sem a necessidade de uma moldagem convencional. A professora do Departamento de Odontologia da UFRN pontua, ainda, que a tecnologia patenteada é destinada para reabilitações orais suportadas por múltiplos implantes, com a versatilidade de se adequar a qualquer quantitativo. A docente salienta que, por meio de um protótipo, o aparelho passou por testes para a comprovação clínica da sua precisão. Porém, atualmente esse modelo está mais próximo do desenho industrial.

“Ele é composto de três partes, que são um pino rosqueável com encaixe bola, o suporte para fixação e união dos corpos de digitalização para escaneamento intraoral e, por fim, uma barra rígida de união universal. Fizemos uma idealização dele em softwares de desenho tridimensional e impresso em material polimérico para os testes clínicos necessários que comprovam a sua utilidade. Possibilita, através da união dos corpos de digitalização, referência óptica para o escaneamento intraoral e, consequentemente, maior precisão na transferência da posição dos implantes para o ambiente virtual. Assim, tal dispositivo vem possibilitando o planejamento digital de infraestruturas para próteses suportadas por múltiplos implantes, com assentamento passivo”, contextualiza.

O invento é fruto dos estudos de conclusão da pós-graduação de Ana Larisse Carneiro Pereira e Rodrigo Falcão Carvalho Porto de Freitas, realizada no Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UFRN. Ana Larisse descreve que instrumentos como o patenteado conseguem reduzir o tempo clínico com uma produção técnica simplificada, de alta qualidade, tempo de produção e precisão da reconstrução protética, eliminando etapas de separação dos dentes e mesmo de união para solda em boca, comuns no método convencional.

Artigos Relacionaos

Natal ganha aplicativo de transporte feminino com motoristas mulheres

A partir desta segunda-feira (29), as natalenses passam a contar com um...

Obras no Centro de Natal alteram trânsito em trecho da rua Ulisses Caldas a partir da próxima segunda-feira 29

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, comunica o início das intervenções para execução...

Campanha de vacinação em Natal vai até sábado (21); veja os horários

A campanha de multivacinação em Natal segue até o próximo sábado (21)...

Lista de selecionados no CNH Popular 2023 no RN é divulgada; confira

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta terça-feira (17),...