spot_img
sábado , 24 fevereiro 2024
WhatsApp: (84) 99902-9014
Página Inicial Saúde Nutricionista dá dicas sobre alimentação detox após excessos em períodos festivos
Saúde

Nutricionista dá dicas sobre alimentação detox após excessos em períodos festivos

É normal que em períodos de festa haja excessos em comidas e bebidas. Os eventos festivos, como o período junino, são momentos pontuais da vida e a comida culturalmente está envolvida em tudo. Embora os exageros aconteçam, é possível reverter a situação com algumas dicas, utilizando o “detox” para restabelecer o organismo.

É o que orienta a professora do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), Mayara Martins. “Ingerir frutas e outros alimentos à base de água, como abacaxi, melancia, limão, melão, pepino e água de coco são excelentes para ‘repor’ nutrientes, sem esquecer de aumentar a ingestão de água e descansar o corpo”, afirma.

Após exceder no consumo de comidas e bebidas é comum que o corpo reaja com ressaca. A ressaca alcoólica acontece por conta da ingestão excessiva de álcool. No dia seguinte, os sintomas mais comuns são enjoo, dor de cabeça e cansaço.

“O ideal para quem comeu ou bebeu demais é voltar à rotina alimentar saudável habitual e beber água com frequência, até para combater a desidratação”, alerta a nutricionista.

Ela também sugere algumas dicas para curar a ressaca, tanto alcoólica como a ressaca de comida: aumentar a ingestão de água; consumir frutas diuréticas como melancia, melão, abacaxi, pêra; tomar chá de boldo para auxiliar o fígado a desintoxicar o organismo; e evitar comida pesada, dando preferência às refeições mais leves (salada, grelhados, frutas).

“O importante é não transformar essas exceções de períodos festivos com ingestão de comidas calóricas, exagerar na bebida e noites mal dormidas, em rotina”, frisa a especialista.

Artigos Relacionaos

Potiguar de 22 anos tem lesão na retina após olhar para o eclipse solar sem proteção

Mesmo após uma série de recomendações de especialistas sobre os cuidados necessários...

Enxaqueca tem relação com alimentação? Quais alimentos poderiam causá-la?

A enxaqueca, uma dor intensa e latejante na cabeça, pode ser incapacitante para...

Superbactérias de nova geração aumentam em hospitais brasileiros

Um estudo brasileiro financiado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) estadunidense...

Instituto Nacional do Câncer recomenda evitar consumo de “qualquer” adoçante artificial

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde,...