Nesta terça (5), o Instagram dá fim ao IGTV, sua plataforma para publicação de vídeos longos lançada em 2018. O app exclusivo da ferramenta passa a se chamar “Instagram TV” e se torna parte das publicações comuns do feed, que têm agora limite de duração estendido para até 60 minutos.
Quando foi inaugurado, o IGTV tinha como proposta competir de frente com canais mais consagrados, como o YouTube, mas sua proposta não vingou — mesmo com diversas tentativas e um app inteiramente focado nele. O formato chegou a ganhar um botão exclusivo na tela principal do Instagram, mas não durou muito até a rede social deixar ele de lado.
O aplicativo dedicado será mantido (pelo menos por enquanto) e servirá como “um lugar para pessoas irem quando quiserem assistir a vídeos”, contou um porta-voz da empresa ao site The Verge. Atualmente, o “IGTV do Instagram” conta com 10 milhões de downloads somente na Play Store — um número pequeno quando comparado ao app principal, já com mais de 1 bilhão de instalações.
Fonte: Canaltech