Uso de ibuprofeno para dor nas costas pode tornar as dores crônicas

Uso de ibuprofeno para dor nas costas pode tornar as dores crônicas
Compartilhe

O uso do ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais vendidos do mercado, para alívio de dores nas costas, pode tornar as inflamações um problema crônico. Segundo o estudo, quanto mais vezes uma pessoa toma medicamentos para aliviar as dores, piores elas ficam.

De acordo com os pesquisadores, tentar tratar dores nas costas com anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do Ibuprofeno, podem fazer com que os casos se tornem crônicos. Porém, os próprios cientistas pediram cautela na avaliação dos resultados.

Nos ensaios, a pesquisa envolveu a observação de pacientes e foram realizados testes em animais e análise de dados. Porém, o padrão ideal para realização dos estudos seria a seleção aleatória de pessoas com dores nas costas e que os participantes fossem divididos entre grupo Ibuprofeno e grupo placebo.

Mudança na visão sobre o tratamento da dor

“É intrigante, mas requer mais estudos”, disse o médico Steven Atlas, diretor de pesquisa de cuidados primários e melhoria de qualidade no Hospital Geral de Massachusetts. Porém, outros médicos dizem que o principal benefício do estudo é subverter a lógica do uso de anti-inflamatórios para dores.

“Existe essa regra tácita: se doer, tome um anti-inflamatório e, se ainda doer, tome também um esteróide”, disse o diretor do programa de terapias regenerativas da dor na Universidade Duke, Thomas Buchheit. Segundo ele, o ideal é entender e tentar tratar a causa das dores nas costas e não apenas no alívio.

Via: O Globo

CATEGORIAS