Surto de gripe: confira 7 dicas para evitar a doença e fortalecer a imunidade

Surto de gripe: confira 7 dicas para evitar a doença e fortalecer a imunidade
Compartilhe

Saber como evitar a gripe, fortalecendo a imunidade, é algo que se tornou crucial nos últimos dias. Afinal, alguns lugares vivem um surto de gripe no RN e no resto do Brasil, com inúmeras pessoas infectadas. Sem falar na pandemia de Covid-19 que, apesar de ter ficado mais controlada com a vacinação, ainda não terminou.

Existem poucas coisas tão ruins como iniciar o ano cheio de planos e, de uma hora para outra, ficar doente. Além de ser perigoso para a saúde do seu organismo e das pessoas que convivem com você, ainda pode significar um atraso – e até mesmo a desistência – do famoso projeto verão.

Para evitar que isso aconteça, com a ajuda do infectologista Guilherme Furtado, do Hcor (Hospital do Coração, em São Paulo), separamos sete dicas importantes para evitar a gripe e fortalecer a imunidade. Confira:

Como evitar a gripe e fortalecer a imunidade

  1. Álcool e cigarro são vilões sim. Substâncias químicas e tóxicas para o organismo podem deprimir o sistema imunológico. Se você quer saber como evitar a gripe: comece largando o cigarro e o álcool.
  2. Beba água. Manter-se bem hidratado é fundamental para eliminar as toxinas do corpo e deixar o muco do trato respiratório mais fluído.
  3. Não deixe o ambiente muito seco, nem muito úmido. Utilizar um umidificador pode ser uma boa saída para dificultar a permanência de vírus no ar. Mas, cuidado para não exagerar e favorecer o surgimento de fungos.
  4. Alimentação balanceada é a chave do sucesso. Não tem como fugir, se você quer evitar a gripe, é preciso comer direito. Ingredientes integrais, frutas, vegetais, nozes e sementes são sempre bem-vindos.
  5. Aprecie o ar livre. Procure sair um pouco de casa, nem que seja na varanda do apartamento ou no quintal. Tomar ar fresco e abastecer o estoque de vitamina D com o sol são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade.
  6. Atenção para o sono. Enquanto dormimos, nosso corpo libera citocina – substância fundamental para fortalecer o sistema imunológico e evitar a gripe. Quando o sono dura pouco ou sua qualidade é ruim, o organismo não produz a quantidade ideal dessa proteína.
  7. Evite o estresse. Sabemos que, às vezes, não tem como. Mas, evitar situações estressantes é fundamental para manter a saúde mental e, consequentemente, para a imunidade.

Atividade física

É isso mesmo. Se você quer saber como evitar a gripe e manter a imunidade lá no alto, não pare de realizar atividades físicas. Elas potencializam as defesas do organismo, melhorando a saúde mental e elevando o fluxo sanguíneo com a melhor circulação de glóbulos brancos pelo corpo.

Fonte: Agora RN e SportLife

CATEGORIAS