Saiba como exercícios podem ajudar na prevenção e tratamento da hérnia de disco

Saiba como exercícios podem ajudar na prevenção e tratamento da hérnia de disco
Compartilhe

Segundo dados mais recentes do IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com hérnia de disco, que traz – dentre outros problemas – dor nas costas, dificuldade para pegar objetos mais pesados, para locomover-se e até mesmo para trabalhar.

Um grande aliado para prevenir e ajudar no tratamento da doença são os exercícios de fortalecimento da musculatura dorsal. “Exercícios de fortalecimento da musculatura dorsal são comprovadamente eficazes. Isso porque eles protegem a região lombar de diversas atividades perigosas”, destacou o personal trainer Henri Hervani.

Segundo o profissional, os músculos extensores do quadril desempenham um importantíssimo papel em auxiliar indiretamente os músculos eretores espinhais na estabilização da coluna lombar e na prevenção de dor.

Além disso, o desequilíbrio entre a força da musculatura dorsal e da abdominal pode criar um desvio pélvico, alterando a curvatura lordótica e sobrecarregando o disco vertebra. “Então, quem tem hérnia de disco lombar não só pode como deve fazer musculação. Os alongamentos também são muito importantes. É tanto que após um episódio agudo o primeiro passo é tentar recuperar a flexibilidade e simultaneamente implementar um programa de treino que fortaleça a musculatura que sustenta a coluna”, afirmou.

Para fazer esses exercícios, nada de treinar sozinho. “Se uma pessoa saudável já pode prejudicar a coluna se tentar treinar sozinho, imagina uma pessoa com problemas sérios na coluna. Procure um profissional que faça a sua avaliação física completa e que prepare um treino personalizado para o seu caso”, concluiu o profissional.

CATEGORIAS
TAGS