‘Delta transmite muito facilmente até em ambientes abertos’, diz infectologista

‘Delta transmite muito facilmente até em ambientes abertos’, diz infectologista
Compartilhe

Em entrevista à CNN, a infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Raquel Stucchi afirmou que a variante Delta, originária da Índia, é contagiosa também em ambientes abertos e ventilados. 

“A variante Delta se transmite muito facilmente, nós já sabemos e temos documentação científica disso, inclusive em ambientes abertos. Porque a gente não via isso, com importância, nas outras variantes, em ambiente aberto, a gente falava: ‘não use máscara’, agora não é mais verdade.”

Por esse motivo, a infectologista considera arriscado afirmar que teremos festa de Réveillon no fim do ano e até mesmo Carnaval em 2022. “Se você estiver em um ambiente aberto, coladinho um no outro, como no Carnaval ou Réveillon, precisa estar de máscara. E mesmo assim, com risco de transmissão.”

Para a infectologista, as flexibilizações que estão sendo adotadas em diversas cidades e estados brasileiros “conclamam aglomerações”. Ela afirma que embora o gestor público possa ter a intenção de realizar novas aberturas e festas tradicionais nos próximos meses, o adequado, agora, é esperar o momento certo para este anúncio.

“Claro que o gestor tem que ter planejamento, mas ele não precisa avisar tudo o que ele tem de planejamento para o futuro”.

Fonte: CNN Brasil

CATEGORIAS