YouTube remove canal de TV por fake news sobre Covid-19

YouTube remove canal de TV por fake news sobre Covid-19
Compartilhe

O YouTube removeu a conta do canal de televisão australiano Sky News por notícias falsas sobre a Covid-19. A conta deve permanecer banida por uma semana contando a partir do último domingo (1º).

A decisão veio após uma análise dos vídeos da página, que vão contra as políticas de fake news da plataforma de vídeos. Entre as postagens, estão conteúdos questionado a eficácia das vacinas e questionando a existência da pandemia.

Um vídeo publicado na última semana mostra um apresentador da TV, conhecido por ser contra às medidas sanitárias de combate à Covid-19, criticando o isolamento social imposto em Sidney, maior cidade do país, após um aumento de casos da doença.

O canal de televisão é conhecido por seu público conservador e desde o começo da pandemia defende posições de que o vírus pode não ser uma ameaça real. O dono da emissora é o magnata da imprensa Rupert Murdoch.

YouTube bloqueia canal australiano

O canal australiano possui mais de 1,8 milhão de inscritos e vai ficar sem receitas no YouTube durante o período de bloqueio. Antes da suspensão por uma semana, a plataforma enviou alerta sobre o conteúdo dos vídeos.

“Temos uma política clara sobre informações falsas sobre a covid-19 (…) para evitar a disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus que possam ser prejudiciais no mundo real”, disse o YouTube em um comunicado.

Caso o conteúdo duvidoso continue sendo publicado, o YouTube pode impor penas mais duras para o canal de TV australiano. Nos outros níveis de sanções está o bloqueio por 90 dias em caso de reincidência e em situações extremas até mesmo a exclusão da plataforma.

Essa não é a primeira vez que o YouTube bloqueia um grande canal por fake news sobre a Covid-19. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve sua conta suspensa no começo do ano após a invasão de apoiadores ao capitólio durante a confirmação da vitória de Joe Biden.

Fonte: Olhar Digital

CATEGORIAS