Compositor de trilhas sonoras de filmes que marcaram época morre aos 79 anos

Compositor de trilhas sonoras de filmes que marcaram época morre aos 79 anos
Compartilhe

Vangelis, premiado compositor grego, morreu na última terça-feira (17), aos 79 anos. A informação, confirmada nesta quinta-feira (19) pelas principais agência internacionais de notícias, foi compartilhada pelo primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis. “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco”, disse ele no Twitter.

Embora a causa da morte ainda não tenha sido oficialmente anunciada, seu assistente Lefteris Zermas confirmou que ele tinha morrido em um hospital em Paris, na França, de insuficiência cardíaca.

Nascido Evángelos Papathanassíou, Vangelis foi um músico autodidata e ainda jovem fundou o grupo de prog-rock Afrodite’s Child.

O tema para o filme Carruagens de Fogo, de 1981, lhe rendeu a estatueta de Melhor Trilha Sonora no Oscar. Mais tarde, marcou época ao compor a trilha sonora de Blade Runner.

Vangelis se tornou um nome importante no mundo cinema a passou a gravar inúmeras outras trilhas sonoras, colaborando em quatro álbuns com o cantor Jon Anderson (sob o nome de Jon & Vangelis) e lançando um bom número de trabalhos solo. Seu catálogo abrange música eletrônica, rock progressivo e experimentações sonoras para trilhas do cinema.

CATEGORIAS