Recém-empossado deputado do RN diz que repudia e despreza movimento LGBT; OAB pede apuração

Recém-empossado deputado do RN diz que repudia e despreza movimento LGBT; OAB pede apuração
Compartilhe

Uma semana após tomar posse, o suplente de deputado estadual José Michael Lucena Diniz (Solidariedade) usou momento de fala na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (22), para atacar a comunidade LGBT, com “repúdio” e “desprezo”.

Com 27 anos, em 15 de junho, Michael assumiu o cargo onde deve permanecer por quatro meses, período da licença requerida pelo deputado estadual Kelps Lima (SD), que justificou cuidados com a saúde e pré-campanha.

Dono de postos de combustíveis em Parnamirim, o recém-empossado se autodeclara monarquista, soldado de Bolsonaro e minimiza o racismo embora seja negro, mas acredita que a direita conservadora tem sido motivo de “chacota” por episódios como o que uma miss transgênero se vestiu de santa.

Com a notícia sobre Eloá Rodrigues, de 29 anos, que segue para o concurso de beleza Miss International Queen 2022, considerado o “Miss Universo” para pessoas trans, o deputado inicia os ataques.

“Buscam fazer uma lacração de forma absurda. Não têm o menor senso ético e moral. É uma libertinagem extremamente acentuada. Querem corromper as crianças, querem sensualizar as coisas, querem queimar a bíblia, como já fizeram. Colocar crucifixo onde não deviam. E, sinceramente, eu acredito que esse povo precisa de um tratamento psiquiatra (sic) urgente”, disse Michael Diniz, provocando a deputada Isolda, que quer realizar sessão solene em homenagem à Psiquiatria.

“Esse movimento não cabe mais em nossa sociedade. Até quando vamos suportar essas coisas e ficar calado? Até quando a sociedade vai ver essa depravação e nada vai fazer?”, continua.

OAB pede apuração

Após as falas, a OAB/RN divulgou uma nota de repúdio.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN), vem, por meio da Comissão de Direitos Humanos, repudiar as afirmações preconceituosas feitas pelo Deputado Estadual José Michael Lucena Diniz (Solidariedade), na sessão plenária do dia 22 de junho da Assembleia Legislativa do RN, acerca da população LGBTQIA+.

A Ordem dos Advogados repudia veementemente todo e qualquer discurso de ódio, que macula a sociedade e reafirma o seu compromisso com a defesa das minorias e dos Direitos Humanos.

Diante das alegações do Deputado, é necessária a apuração da conduta pela ALRN com o fito de preservar o habitual discurso decoroso e ético desta Casa Parlamentar.

Com informações da Agência Saiba Mais

CATEGORIAS