O cineasta potiguar Gabriel Mesquita, natural de Natal e que há anos mora no Canadá, está produzindo um documentário para mostrar como estaria a situação do Brasil se não houvesse o negacionismo e as interferências consideradas negativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia.
‘Eles Poderiam Estar Vivos’ trará entrevistas de políticos, médicos, epidemiologistas, cientistas e familiares de vítimas para mostrar que o pais poderia ter sido referência no combate ao vírus. Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 também contribuíram para o material.
Nos últimos dias, o rapper Crônica Mendes lançou o clipe da música inspirada no documentário. Também com o nome de ‘Eles Poderiam Estar Vivos’, o vídeo traz, além de uma letra impactante, imagens cedidas por familiares de pessoas que morreram durante a pandemia do coronavírus.
Filme conta com financiamento coletivo para finalização
Ainda em produção, o documentário conta com um financiamento coletivo para ser finalizado.
“Já gravei com toda a cúpula da CPI e outros senadores em Brasília, onde parte da minha família mora. Preciso gravar com médicos, cientistas, epidemiologistas, artistas e familiares de vítimas da Covid-19 no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Porto Alegre e Belo Horizonte. Para isso, preciso da sua ajuda. O dinheiro arrecadado será usado para terminar o filme, que é totalmente independente e está sendo feito com equipamento de filmagem emprestado (o meu foi roubado) e ajuda valiosa de amigos e familiares”, conta Gabriel.
Para ajudar, basta acessar este link.