Circuito Sinapse Darwin – Casa de Zoé inicia circulação do espetáculo “Sinapse Darwin” pelo Rio Grande do Norte

Circuito Sinapse Darwin – Casa de Zoé inicia circulação do espetáculo “Sinapse Darwin” pelo Rio Grande do Norte
Foto: Brunno Martins
Compartilhe

Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, “Sinapse Darwin” é o mais recente trabalho da CASA DE ZOÉ, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario e direção de arte de João Marcelino. O espetáculo, que teve estreia com ingressos esgotados e excelente retorno do público e da imprensa em 2021, inicia neste mês de maio o projeto Circuito Sinapse Darwin, uma turnê do espetáculo pelas cidades de Caicó, Assu, Mossoró, Natal (Zona Norte) e Parnamirim. Todas as apresentações serão gratuitas e em espaços de fácil acesso. Apenas as cidades de Caicó e Mossoró terão controle de ingressos que serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação. Além da apresentação do espetáculo,o projeto ainda contempla a realização das oficinas “Jornada Pedagógica-Teatral Sinapse Darwin” direcionada a estudantes de produção cultural; e o lançamento do livro “Sinapse Darwin” de César Ferrario com ilustrações de FilipeAnjo, ambos com datas ainda a serem divulgadas. 

Sinapse Darwin remonta a história do naturalista e pesquisador de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e a geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Nessa trajetória, fatos icônicos da vida como nascimento, formação e jornada, são espelhados e transfigurados pela memória daquele que pertencem. Requisitando a imaginação, elementos de teorias contidas em “A Origem das Espécies”, vão sendo gradualmente revelados a partir de um olhar sobre o próprio cotidiano.

Com trilha sonora ao vivo – com direção musical de Caio Padilha – Sinapse Darwin é executado sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco totalmente pertencente a CASA DE ZOÉ, podendo ser armado em qualquer lugar, levando o teatro para outras rotas, além das previsíveis e usuais. Uma estrutura que conclama as pessoas, das grandes e pequenas cidades, para que juntas, mais uma vez, se disponham ao exercício de imaginar.

A história de Darwin nos desperta por sua disposição as diferentes geografias, pelo respeito e admiração as diversidades étnicas e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações. Chegar com o espetáculo em cidades do interior do estado e zona norte de Natal é motivo de alegria para a Casa de Zoé, pois acreditamos que o acesso ao teatro e à ciência são de extrema importância para nossa evolução humana. 

“Projetar a montagem deste espetáculo e sua circulação, ainda no momento auge da pandemia, foi um grande desafio, em todas as suas dimensões produtivas, naquele instante ainda não tínhamos as certezas do tamanho que a obra seria. Ter a oportunidade de iniciar a circulação de SINAPSE DARWIN pelo interior do nosso estado do RN e na Zona Norte de Natal, é um presente pra toda a equipe do projeto, e em especial para o público potiguar. A Casa de Zoé tem como propósito promover a interiorização do teatro, e alcançar as praças. Somos muito gratos aos patrocinadores que credenciaram que esta jornada fosse possível ”. Arlindo Bezerra (Coordenador de Produção).

O projeto Circuito Darwin é uma realização da Casa de Zoé, produção da Bobox Produções e Tayó Produções, com patrocínio do Governo do estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, NEOENERGIA COSERN e Instituto NEOENERGIA. 

SERVIÇO

CIRCUITO SINAPSE DARWIN

PROGRAMAÇÃO:

CAICÓ – 13/05 (sexta-feira) – Sessões às 17h30 e 20h – Local: SESC CAICÓ.

ASSU – 17/05 (terça-feira)  –  19h – Local: Praça de Eventos Radialista Jota Keully.

MOSSORÓ – 20/05 (sexta-feira) – Sessões às 17h30 e 20h – Local: Área de Eventos do Hotel Villa Oeste. 

NATAL – 27/05 (sexta-feira) às 19h – Local: Estacionamento da UERN Zona Norte.

PARNAMIRIM – 01/06 (quarta-feira) –  Sessões às 17h30 e 20h – Local: Área Externa do Cine Teatro Parnamirim

ACESSO GRATUITO

Patrocínio: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, NEOENERGIA COSERN e Instituto Neoenergia.

Realização: CASA DE ZOÉ.

Produção: BOBOX Produções e TAYÓ Produções 

CATEGORIAS