O que aconteceria se você jogasse uma bola em outros planetas?

O que aconteceria se você jogasse uma bola em outros planetas?
Compartilhe

O sistema solar é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar, fica em um dos espaços da Via-Láctea. Em suma, ele é formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites, junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Cientistas estudam o nosso sistema solar há anos e ainda várias questões não foram descobertas. Por mais que eles saibam como algumas as cosias se comportam quando feitas aqui na Terra, sempre fica a pergunta de como tal ação aconteceria se fosse feita em outro planeta.

Por exemplo, como seria o simples fato de jogar uma bola em outros planetas?  Felizmente, o cientista planetário James O’Donoghue montou uma animação bastante divertida para mostrar como e com qual rapidez a bola cairia se ela fosse jogada em outros lugares. Como por exemplo no sol, em Ceres, Júpiter, na lua e em plutão.

Jogar bola

A animação feita por O’Donoghue mostra uma bola caindo de uma altura de um quilômetro até a superfície de cada lugar. Essa queda é suposta como se não houvesse resistência do ar.

Vendo o vídeo é possível comparar que a bola leva 2,7 segundos para cair nessa distância se estiver no sol, já aqui na Terra ela demora 14,3 segundos para tocar o chão. “Isso deve dar uma ideia da atração que você sentiria em cada objeto”, disse.

E com relação à força da gravidade nos planetas contra o nosso? De forma curiosa, leva 13,8 segundos para a bola cair em Saturno e 15 segundos para ela tocar a superfície em Urano.

Fonte: Fatos Desconhecidos

CATEGORIAS