Confira sete cidades fantasmas que ficam no Brasil e poucas pessoas conhecem

Cidades fantasmas são aquelas que, por algum motivo, foram totalmente desocupadas por parte de seus antigos habitantes, como o que aconteceu em Chernobyl, por exemplo, depois do famoso acidente nuclear. Mas aqui no Brasil nós também temos nossas cidades fantasmas, mesmo que muitos as desconheçam.
Confira a história por trás de algumas delas:
- Airão Velho/AM

Airão Velho prosperou principalmente durante a Segunda Guerra, quando fez do comércio de látex uma de suas principais ferramentas de desenvolvimento. Quase todo o dinheiro que entrava na cidade vinha da venda de borracha para os Aliados durante o período da guerra.
Ao fim desta, no entanto, os ingleses (principais compradores) deixando de fazer negócios com a cidade, levando à sua falência.
Atualmente, Airão é considerada patrimônio nacional, e não possui nenhum morador.
- Fordlândia/PA

Fordlândia recebeu esse nome por ter sido fundada por Henry Ford, que tinha como intuito a criação de uma grande fazenda para produzir borracha (o que, como você já sabe, era um grande negócio no passado). O problema é que as várias seringueiras que foram plantadas por lá acabaram infestadas por pragas, e não foram tão rentáveis como era esperado.
Poucas pessoas ainda vivem no local, mas podemos considerar que Fordlândia é mais uma cidade fantasma brasileira.
- Igatu/BA

Localizada na Bahia, Igatu foi uma cidade que prosperou por meio da exploração de diamantes e pedras preciosas, e chegou a ter cerca de 10 mil habitantes durante seus períodos dourados.
No entanto, atualmente, com o retrocesso na extração de diamantes, estima-se que a população não passe de 400 pessoas. Ela nunca foi totalmente abandonada, mas não deixa de ser considerada uma cidade fantasma por conta da “debandada” em massa de seus habitantes.
- São João Marcos/RJ

São João Marcos tinha como principal atividade a produção do café, principalmente durante o Brasil Colônia. A partir de 1889, no entanto, a cidade perdeu muitos habitantes.
Várias inundações fizeram com que as pessoas deixassem completamente a cidade, e atualmente ela é considerada uma cidade fantasma.
- Ararapira/PR

Fundada pela coroa portuguesa, Ararapira começou a decair em 1952. Foi transformada em Parque Nacional no ano de 1999, e hoje é considerada um Patrimônio Natural da Humanidade. O cemitério da cidade ainda costuma receber algumas visitas.
- Biribiri/MG

Biribiri se manteve durante um bom tempo com a indústria têxtil, e algumas casas foram construídas para abrigar trabalhadores de fábricas. O lugar perdeu a maior parte de seus habitantes, no entanto, quando a indústria começou a perder força.
- Ouro Fino/GO

Fundada em 1727, teve considerável importância na busca por ouro. Atualmente, no entanto, pouco resta do que antes foi uma cidade relativamente movimentada, para a época.
Fonte: Mistérios do Mundo