Música, poesia e teatro marcam programação cultural da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Natal

Música, poesia e teatro marcam programação cultural da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Natal
Compartilhe

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) será realizada no Centro de Convenções de Natal (RN), de 15 a 19 de junho de 2022. A programação é bem diversificada e oferece exposição (venda e degustação) de produtos da agricultura familiar e economia solidária, atividades formativas como seminários, encontros, rodas de conversa, e também shows, apresentações de teatro e poesia. De quarta-feira até sábado (a feira vai até domingo), um total de 26 atrações estão programadas. As apresentações têm início a partir das 16h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Artistas potiguares e nacionais mostrarão suas obras em dois palcos especialmente montados para o evento. No pavilhão Nísia Floresta funcionará o Coreto e, na área externa (doca), será montado o palco principal. Estão confirmados nomes como a cantora paulista Mariana Aydar, o sanfoneiro sergipano Mestrinho e a cantora pernambucana Lia de Itamaracá.

Entre as atrações locais estarão o compositor e instrumentista Carlos Zens, os grupos Fuxico de Feira e Meirões do Forró, as cantoras Deusa do Forró e Cida Lobo, a companhia teatral Casa de Zoé com o espetáculo “Meu Seridó” e os poetas populares Amâncio Sobrinho e Antônio Francisco.

O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (Sedraf), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), Fundação José Augusto (FJA), e pela Unicafes-RN (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária). Foram investidos R$ 640 mil na promoção da I Fenafes, com recursos garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

A Secretaria de Estado do Tabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Nrte (AGN) também participam do evento. A feira é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora Fátima Bezerra e coordenada pelo secretário Alexandre Lima (Sedraf).

Inscrições

Os pavilhões de exposição, degustação e venda dos produtos da agricultura familiar e economia solidária estarão abertos ao público das 16h às 22h. A programação formativa começa ainda pela manhã. O acesso é gratuito ao evento e para todas as atividades abertas ao público em geral (visto que algumas são restritas para grupos específicos), sendo que é necessário se inscrever para garantir vagas e gerar certificado de participação. O formulário para inscrição está disponível no link https://doity.com.br/fenafes.

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico.

Programa de alimentos saudáveis

O objetivo central da Fenafes é de fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE; criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de encontro de negócios, para o mercado institucional e privado.

As atividades de formação, palestras, oficinas e cursos versarão sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário, protagonismo feminino. 

Feira reúnirá os 9 estados nordestinos

Da Bahia ao Maranhão, os nove estados nordestinos confirmaram presença na I Fenafes e estarão separados em pavilhões. Haverá também uma ala de estandes institucionais, que serão ocupados por estados e entes parceiros (apoiadores, patrocinadores e movimentos sociais).

Haverá também um pavilhão exclusivo para a Economia Solidária, mais quatro estandes temáticos (castanhas e amêndoas; cervejas, cachaças e polpas de frutas); café e chocolate; e derivados de leite, que estarão montados no pavilhão Nísia Floresta. No espaço Dorian Gray, será a Vila Gastronômica, ocupados por empreendimentos do Rio Grande do Norte e da Bahia. 

Câmara temática

O Rio Grande do Norte e os demais estados nordestinos estão em sintonia com as ações regionais prioritárias para a concretização do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, aprovadas pela Câmara Temática da Agricultura Familiar (Consórcio Nordeste), pautada em alguns eixos e ações estratégicas.

Prioriza-se, entre as ações, compras públicas para a aquisição de Alimentos Saudáveis da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade; ampliação da oferta de crédito adequada à agricultura familiar da região; expansão dos Serviços de ATER em todo o Nordeste; fortalecer o protagonismo feminino, povos e comunidades tradicionais, regularização fundiária, sociobiodiversidade e inclusão produtiva.

Fenafes

Programação cultural

Local: Centro de Convenções de Natal (RN) – Entrada franca

Palco Interno – Coreto

15/06 – Quarta-feira
16h – Jarbas do Acordeon

16/06 – Quinta-feira
16h- Fuxico de Feira
16h40 – Reynaldo Junior
17h20 – Soul Negra

17/06 – Sexta-feira
16h- Tracelim
16h40 – Zé Ribamar
17h –Antônio Francisco
17h30 – Amâncio Sobrinho

18/06 – Sábado
16h- Caroline Melo
16h40 –Sula
17h20 –Geovanna Costa

Palco Externo – Doca

15/06 – Quarta-feira
18h – Lia de  Itamaracá – Participação de Carlos Zens
20h – Mestrinho
22h – Cida Lobo

16/06 – Quinta-feira
18h – “Meu Seridó” Cia Casa de Zoé
19h30 – Zé Hilton
21h – Marciel Salú
22h – Mariana Aydar

17/06 – Sexta-feira
18h – Milionários do Forró
20h – Circuito Musical
22h – Forro Meirão

18/06 – Sábado
18h – Deusa do Forró
19h – Isaque Galvão
20h30 – Anastácia
22h- Marcos Lucena
23h – Siba

CATEGORIAS