Normalmente as TVs abertas registram suas piores audiências no mês de dezembro, que é um mês em que as férias começam e as pessoas se afastam um pouco da TV.
Não foi o caso da Globo no mês passado: apesar de ainda ser líder de audiência com folga, ela registrou seus piores índices de audiência para um mês de junho em toda sua história.
E isso valeu tanto para sua média nacional quanto na Grande SP, o principal mercado da publicidade nacional. O ibope da emissora carioca foi ainda menor que o de dezembro último.
Vamos aos números…
No mês passado, nas 24 horas do dia, a Globo marcou 11,3 pontos e 30,9{b2ea2051b663ce630b341aaee7f8d16d07d69a19186d868a7d635eb2b503dea9} de “share” no mercado nacional (15 maiores regiões metropolitanas). Isso representou uma queda de 6{b2ea2051b663ce630b341aaee7f8d16d07d69a19186d868a7d635eb2b503dea9} na comparação com maio (cada ponto equivale a cerca de 260 mil domicílios no país).
Não bastasse isso, ainda foi o terceiro mês consecutivo de perda de audiência da Globo.
Motivos não faltam: a migração de parte do público para outras atividades, como streaming ou internet, e principalmente reprises que não estão agradando tanto ao telespectador.
Além disso, programas como “Jornal Hoje” tiveram um mês passado difícil. O telejornal vespertino apanhou vários dias do “Balanço Geral”, durante o caso Lázaro. o “JN” também perdeu fôlego. As reprises de novelas também não estão agradando a gregos e troianos.
Em São Paulo a Globo também liderou, mas também perdeu fôlego: marcou 10,9 pontos e 28,7{b2ea2051b663ce630b341aaee7f8d16d07d69a19186d868a7d635eb2b503dea9} de share —novamente o pior junho de sua história. Nesta medição cada ponto vale por cerca de 76 mil domicílios.
Fonte: UOL