Seu chefe pode estar lhe ‘espionando’ enquanto você trabalha em casa, afirma estudo

Seu chefe pode estar lhe ‘espionando’ enquanto você trabalha em casa, afirma estudo
Foto: Getty Images/iStockphoto
Compartilhe

Com muitas empresas mudando do trabalho de escritório para o trabalho em casa, faz sentido que os gerentes queiram verificar seus funcionários para garantir que eles ainda estejam fazendo seu trabalho e não relaxando no sofá.

E parece que no mundo de hoje existem várias ferramentas de monitoramento diferentes que podem ser usadas para fazer isso.

Resultados recentes de um estudo do YouGov descobriram que uma em cada cinco empresas está considerando ativamente a implementação – ou já começou a usar – um software de monitoramento de funcionários para rastrear remotamente a produtividade da equipe.

Como tal, os especialistas em serviço de currículo, StandOut CV, decidiram conduzir pesquisas adicionais sobre essas ferramentas para descobrir exatamente quais informações os chefes podem obter ao ‘espionar’ os trabalhadores.

O estudo descobriu que, por meio do uso de software de monitoramento, os empregadores poderiam rastrear seu histórico de navegação, fazer capturas de tela, rastrear sua localização de GPS e até mesmo gravar áudio e vídeo de seus dispositivos.

Além do rastreamento de tempo e atividade, 75% dos principais monitores de funcionários analisados ​​estavam fazendo capturas de tela ou capturas de tela de desktops de funcionários.

Durante a análise do StandOut CV, eles descobriram que quase um em cada 10 sofwares utilizados podem acessar o microfone do seu dispositivo e gravar o que quer que esteja sendo dito.

Além disso, um em cada cinco (22%) dos softwares e ferramentas analisados ​​conseguiu acessar gravações de vídeo e câmeras, muitas vezes usando esses vídeos para fazer gravações de suas telas.

Enquanto a maioria pode pensar que essas ferramentas se tornariam conhecidas, para que os funcionários saibam que estão sendo monitorados, 47% das ferramentas e do software permitem que os empregadores usem “Modos Stealth”, evitando que os funcionários vejam sua presença nos dispositivos.

CATEGORIAS