A Prefeitura de Natal vem atrasando o repasse da verba da merenda escolar destinada às unidades de ensino da capital. Com isso, as escolas de ensino fundamental estão se mantendo com apenas R$ 0,36 por estudante. Para a pré-escola, o valor também é baixo: R$ 0,53. Por outro lado, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) doou cestas básicas esta semana, às vésperas da eleição, em nome do seu candidato à presidência, Jair Bolsonaro. A informação é da Agência Saiba Mais.
Há casos de unidades pagando os fornecedores até fiado. “Isso é em toda a rede municipal. A gente até o momento recebeu recursos federais, só”, afirmou Jeú Rodrigues, diretor financeiro do CMEI Carmen Pedroza. A alternativa, segundo ele, foi adotar a prática de compras fiadas para não faltar nada.
“Até hoje a gente tá mantendo a merenda, só que a gente está comprando fiado. O fornecedor está fornecendo a merenda para a gente fazer o pagamento posterior”, confessa.
“O dinheiro que entrou até o momento, se fosse para comprar só com ele, já teria acabado a merenda. Mas como a gente tem contrato com o fornecedor, ele está prestando o fornecimento e a gente está com merenda em dia na escola”, pontua.