Mesmo com a pandemia apresentando sinais de melhora, milhões de brasileiros têm dificuldade para se colocar no mercado de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,6{b2ea2051b663ce630b341aaee7f8d16d07d69a19186d868a7d635eb2b503dea9} no trimestre encerrado em maio.
Em Natal o cenário não é diferente. Porém, na capital potiguar uma biblioteconomista tem ajudado pessoas na busca pelo tão sonhado emprego. Hoje com 23 anos, Laryssa Marques, que nasceu em São Paulo, mas mora em Natal desde os dois anos de idade, criou em 2019 o Natalense Empregos, perfil no Instagram voltado, principalmente, para divulgar vagas de empregos disponíveis na capital.
“Em junho de 2019 me formei em Biblioteconomia pela UFRN. Após me formar me deparei com a realidade de muitos brasileiros… E agora? Cadê o emprego? Meu pai também estava desempregado e aí então eu decidi procurar vagas para nós dois. Eu já seguia várias páginas de emprego no Facebook e no Instagram e devido a minha formação eu sabia desenvolver estratégias de buscas e assim encontrar muitas vagas. Daí então eu percebi que muitas vagas não serviriam para mim e para o meu pai e decidi criar um perfil no Instagram”, recordou.
- Antes de continuar a leitura, que tal apoiar o Potiguara Online e seguir a nossa página no Instagram? É rapidinho: https://www.instagram.com/potiguaraonline/ Ou então você pode entrar em um dos nossos grupos de Whatspp: https://chat.whatsapp.com/LDMs03nhE5F5AXuwwmbuW6 ; https://chat.whatsapp.com/L2GETw6aopXHuoVw6O3YAL ; ou https://chat.whatsapp.com/FfuNJe7i7akHZDsx0ae5lb
O Natalense Empregos surgiu exatamente no dia 30 de agosto de 2019 e hoje conta com quase 80 mil seguidores. Para encontrar as vagas que divulga, Laryssa conta que pesquisa em diversos meios de comunicação, como as próprias redes sociais de dezenas de empresas. “Muitas vagas também chegam pelo direct. As empresas nos procuram para fazermos essa divulgação”.
Como dito, inicialmente a ideia era praticamente divulgar apenas vagas de empregos, mas com o passar do tempo isso foi mudando. “Forneço à sociedade vagas de emprego, informações e dicas sobre empregabilidade. E agora ofereço também a confecção e reformulação de currículo e divulgação de pequenas empresas e empreendedores por um preço social, assim consigo ajudar mais e mais pessoas”, afirmou.
Cumprindo o objetivo do perfil, Laryssa afirma que costumeiramente recebe feedbacks positivos de pessoas que conseguem passar em seleções de empregos após a ajuda do Natalense. Ela mesmo afirma que o emprego atual em uma Universidade particular veio depois de encontrar uma vaga nas pesquisas para a página, assim como o esposo, que já conseguiu dois trabalhos da mesma forma, e o pai, que consegue empregos temporários. Confira alguns desses feedbacks:

