Resgatar a história do patrimônio histórico de Natal. Esse é o trabalho que vem sendo realizado pelo professor e morador do Centro Histórico da capital potiguar, Jeronymo Tinoco.
Pesquisando e encontrando um grande acervo de imagens antigas da região, Jeronymo utiliza o dom da fotografia para não deixar a história da cidade cair no esquecimento.
O trabalho do professor pode ser visto em um grupo no Facebook, o ‘Gestores do Centro Histórico’ e no perfil do Instagram @jeronymo_tinoco.
Como parte dessa iniciativa, confira abaixo mais algumas fotos de ‘antes e depois’ de Natal:
1 – A atual Avenida Rio Branco era conhecida no século XIX, como a Rua Nova. A referida avenida corta todo o bairro da Cidade Alta, no trecho compreendido entre o Baldo e a Ribeira. O topônimo Rua Nova apareceu pela primeira vez, em 12 de novembro de 1822, em um registro de concessão de terras, pelo Senado da Câmara, ao comerciante Johan Christian Voigt. O decreto municipal de 13 de fevereiro de 1888, substituiu o antigo topônimo para Visconde do Rio Branco, homenageando o eminente estadista José Maria Paranhos, Visconde do Rio Branco. (fonte: João Gothardo Dantas Emerenciano / atual: Google).


2 – Antigo cruzamento da Padaria S. Paulo, Hermes da Fonseca. (Fonte foto p&b: João Gothardo Dantas Emerenciano / atual: Google).


3 – Av. Getúlio Vargas, descida pra Ladeira do Sol (fonte foto p&b: acervo João Gothardo Dantas Emerenciano / atual Google ).


4 – Travessa Venezuela, ligando a rua Dr. Barata à rua Chile ( foto colorizada por Eduardo Alexandre Garcia / atual Google).


5 – Atual av. Rafael Fernandes, lateral do Cemitério do Alecrim. Ao fundo vemos o Rio Potengi. (Foto colorizada por Eduardo Alexandre Garcia / atual Google).


6 – Rua João da Mata, logo após a parada Metropolitana, em direção ao Passo da pátria (foto colorizada por Eduardo Alexandre Garcia / atual Google).


7 – Praça André de Albuquerque (foto antiga colorizada por Eduardo Alexandre Garcia)

