Anvisa emite alerta sobre riscos de miocardite e pericardite no pós-vacinação

Anvisa emite alerta sobre riscos de miocardite e pericardite no pós-vacinação
Compartilhe

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta nesta 6ª feira (9.jul.2021) sobre a possibilidade da ocorrência de casos de miocardite e de pericardite depois da vacinação contra a covid-19.

Miocardite é a inflamação da camada média da parede do coração e pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. 

O comunicado foi divulgado depois de um registro dos Estados Unidos, que identificou as reações em pessoas que receberam as doses das vacinas da Pfizer e da Moderna (ambas usam a técnica de RNA mensageiro).

No Brasil, apenas o imunizante da Pfizer está registrado pela Anvisa para uso no país.

“Uma análise da agência reguladora norte-americana (FDA) Food and Drug Administration sugere que há riscos aumentados para a ocorrência de miocardite e pericardite, particularmente após a aplicação da segunda dose das vacinas. Os sintomas – dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações de batimentos cardíacos –surgem alguns dias após a vacinação”, disse a agência.

A Anvisa afirma que, até o momento, não há relato de casos de miocardite e de pericardite registrados em decorrência do processo vacinal. 

“O risco de ocorrência desses eventos adversos é baixo, mas recomenda aos profissionais de saúde que fiquem atentos e perguntem às pessoas que apresentarem sintomas se elas foram vacinadas, especialmente com a vacina da Pfizer”, diz.

Em caso de sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações, além de casos suspeitos, a Anvisa orientou que os vacinados com o imunizante da Pfizer procurem atendimento médico imediato e notificação aos órgãos de saúde.

“A Anvisa ressalta que mantém a recomendação de continuidade da vacinação com a vacina da Pfizer, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos”, conclui.

Fonte: Poder 360

CATEGORIAS